A Escola e a comunidade escolar foram surpreendidas por uma pandemia que assolou todo o mundo. A presença da Covid-19 no dia-a-dia de todos nós desencadeou a implementação de medidas de adaptação no ensino, de presencial para virtual, e de prevenção nos edifícios escolares, como em nenhum outro momento da História.
O Museu Escolar promoveu, através da candidatura ao programa ProMuseus da Rede Portuguesa de Museus, a exposição Escolas em Pandemia, com o objetivo de registar, para memória futura, um momento marcante na História da Educação em Portugal.
Esta exposição convida à reflexão sobre como o ensino, as escolas e as relações sociais se transformaram em pouco tempo, procurando responder da melhor forma às exigências impostas e às necessidades da sociedade civil.
Será que fomos capazes de aproveitar as aprendizagens de adaptação e resiliência, enquanto ferramentas para outros desafios que possam ocorrer no presente e no futuro?
Para eternizar este momento histórico, a União das Freguesias de Marrazes e Barosa, o Município de Leiria e a Liga de Amigos do Museu Escolar de Marrazes, apoiaram a edição do livro “Lockdown - Escolas em Pandemia”, cujo lançamento assinala os cinco anos do dia em que foi decretado o fecho das escolas, obrigando cerca de 1,5 milhão de estudantes ao confinamento em casa."